Pangim - Goa
Província indiana de Goa, ex-colónia portuguesa
Brasão de Goa
É o menor dos estados indianos em território e quarto menor em população, e o mais rico em PIB per capita da Índia.
A sua Língua oficial é o concani, mas ainda existem pessoas neste estado que falam português, devido ao domínio de Portugal na região por mais de 400 anos.
Na década de 1960 existiram vários movimentos de libertação, e um dos mais marcantes foi feito pelo exército indiano em 1961, a maioria das nações reconheceram a ação da Índia, mas Portugal apenas reconheceu a desanexação ao Estado Português em 1974.
Começo com a demonstração do levantar voo de Délhi, o sobrevoar o estado de Goa e algumas fotos de nuvens especulares e poluição atmosférica.
A chegada ao Hotel Ihel Seledtions
Fim de tarde e noite relaxante à beira mar, depois de dias extenuantes e cheios de clima de monções.
Visita à Basílica do Bom Jesus e Igreja de S. Francisco.
Bairro das Fontaínhas.
O bairro oferece uma percepção de como era Pangim na época da governação portuguesa e o mais característico e mais lusitano bairro da capital de Goa que situa-se na zona oriental da cidade de Pangim, entre o morro do Altinho, o bairro de São Tomé e a chamada ribeira de Ourém.
Na promoção turística o bairro das Fontainhas é chamado o Bairro Latino e, desde 1974, beneficia de um regime de proteção municipal para evitar os efeitos da pressão urbanística e da especulação imobiliária.
Nas Fontainhas fica a capela de São Sebastião, a delegação da Fundação Oriente e alguns restaurantes e bares, sendo a zona de Pangim onde mais se fala português. O atendimento na farmácia, na confeitaria ou na ourivesaria, é muitas vezes feito em português.
Comentários
Enviar um comentário